BEACON – Be A Competence Now :: Projeto Erasmus+
Conceção, teste e avaliação do programa de formação no setor Têxtil
Perante a questão de como preparar e motivar os jovens alunos para um mercado de trabalho que exige não apenas alta especialização técnica, mas também capacidade de resolução de problemas, análise e interpretação de dados, trabalho em equipa, comunicação e procura negociada de soluções ativas, nasceu o Projeto Erasmus+ BE.A.CO.N – Be A Competence Now. Beacons for Incidental Learning.
Com base nas metodologias Incidental Learning e Work-Based Learning, o objetivo é que os alunos sejam envolvidos em percursos de aprendizagem não intencionais e inesperados. Isto é, no decorrer das sessões de formação/aulas, os alunos deparar-se-ão com um problema típico do ambiente de trabalho, que os forçará a procurar de forma ativa e colaborativa uma solução.
Recorrerão ao uso de Beacons, pequenos dispositivos responsáveis por enviar notificações para pessoas que estão próximas ao local em que estão instalados.
Através deste equipamento/software são enviadas pistas, informações complementares e/ou instruções, passo-a-passo, para que de forma autónoma, mas em equipas de trabalho, os alunos possam encontrar informações desconhecidas.
Pretende-se proporcionar um ambiente de aprendizagem rico, motivante e que promova melhores resultados no que respeita à compreensão e futura integração no mercado de trabalho.
O projeto tem uma duração de 24 meses (2022-2024) e é composto por um consórcio de 10 parceiros europeus:
- Roménia: Setor das tecnologias da informação
- Itália: setor alimentar
- Portugal: setor da moda e têxtil
- Espanha: setor mecânico
Em Portugal, CITEVE e Escola Profissional e Artística Árvore, na qualidade de “especialistas” dos setores, e NEWTIE, entidade que desenhou e desenvolveu a plataforma digital para armazenamento e transmissão de conteúdos de aprendizagem e formação, específicos para cada setor, reuniram-se nas instalações da Escola Profissional e Artística Árvore, para experimentação das primeiras atividades práticas.
Nesta pequena experiência, puderam já observar-se melhorias significativas no que respeita à motivação dos alunos na sala de aula, bem como uma maior e mais interessada participação e colaboração dos alunos nas tarefas. A satisfação de poderem usar na sala de aula os seus próprios dispositivos móveis foi bem notória e contribuiu para que de forma natural pudessem agregar os novos conhecimentos. Sendo estes, claramente, os objetivos do projeto.
Estão agora a ser afinados os problemas a aplicar ao público-alvo, para que até ao final do projeto sejam concluídas as atividades práticas e desenvolvidos os Eventos Multiplicadores.