Catálogo Nacional de Qualificações (CNQ) :: Evento Público

O Catálogo Nacional de Qualificações (CNQ) a transformar as qualificações intermédias em Portugal :: Evento Público

 

A Academia CITEVE esteve presente na sessão “O Catálogo Nacional de Qualificações (CNQ) a transformar as qualificações intermédias em Portugal”, realizada pela Agência Nacional para a Qualificação e o Ensino Profissional I.P (ANQEP), no passado dia 29 de novembro, no auditório Almada Negreiros, da Gare Marítima de Alcântara.

Esta sessão reuniu peritos de diversas áreas da educação, da formação, do financiamento europeu e de vários setores de atividade com o objetivo de partilhar publicamente o ponto de situação da renovação em curso deste instrumento estratégico e de promover o debate acerca do mesmo, mostrando o caminho que se está a percorrer, bem como o que ainda é necessário ajustar, em termos de políticas de educação e de financiamento público.

A grande aposta da ANQEP incide nas qualificações intermédias, reforçando-se inequivocamente as possibilidades de qualificação de nível 5, seja pela criação de novas qualificações, seja pelo alargamento das modalidades de formação que passam a possibilitar o alcance deste nível de qualificação.

Sob a orientação da ANQEP, o Centro Tecnológico das Indústrias Têxtil e do Vestuário de Portugal (CITEVE), lidera o Consórcio Moda – constituído pelo Centro de Formação Profissional da Indústria Têxtil, Vestuário, Confeção e Lanifícios (MODATEX), pelo Centro de Formação Profissional da Indústria do Calçado (CFPIC), pelo Centro Tecnológico das Indústrias do Couro (CTIC), pelo Centro Tecnológico do Calçado de Portugal (CTCP) e pela Escola das Virtudes – Cooperativa de Ensino Polivalente e Artístico, C.R.L (ÁRVORE). Em conjunto, estão a desenvolver um trabalho de renovação das qualificações das Indústrias da Moda – Têxtil, Vestuário, Calçado e Couro à luz da nova metodologia de conceção de qualificações por resultados de aprendizagem. Até ao momento, já desenharam 25 referenciais de competências, de um conjunto expectável de cerca de 45 qualificações e percursos de curta e média duração.

Atualmente, encontram-se em progresso as fases de conceção dos referenciais de competências das qualificações e percursos de curta e média duração; conceção dos referenciais de formação e conceção de instrumentos de avaliação associados aos processos de RVCC profissional.

Daremos continuamente nota do progresso dos trabalhos em curso.

Notícias Relacionadas