BEACON – Be a Competence Now :: Multiplier Event
Foi ontem, nas instalações da Escola Artística e Profissional da Árvore (EAPA), que decorreu o Multiplier Event do projeto ERASMUS+ BEACON.
Foi um momento de partilha, troca de experiências e aspirações, com reflexões ricas sobre a potencialidade de aplicação da tecnologia Beacon e metodologia no futuro.
Para além dos alunos que participaram nas atividades práticas, elementos do painel de validação e as entidades portuguesas envolvidas no projeto (CITEVE, EAPA e Newtie), estiveram presentes vários convidados, que puderam conhecer o projeto e as atividades inerentes ao mesmo.
Perante a questão de como preparar e motivar os jovens alunos para um mercado de trabalho que exige não apenas alta especialização técnica, mas também capacidade de resolução de problemas, análise e interpretação de dados, trabalho em equipa, comunicação e procura negociada de soluções ativas, nasceu o Projeto Erasmus+ BE.A.CO.N – Be A Competence Now. Beacons for Incidental Learning.
Com base nas metodologias Incidental Learning e Work-Based Learning, o objetivo passou por envolver os alunos/formandos em percursos de aprendizagem não intencionais e inesperados. Isto é, no decorrer das sessões de formação/aulas, depararam-se com problemas típicos do ambiente de trabalho, que os forçou a procurar de forma ativa e colaborativa uma solução.
Recorreram ao uso de Beacons, pequenos dispositivos responsáveis por enviar notificações para pessoas que estão próximas ao local em que estão instalados.
Através deste equipamento/software eram enviadas pistas, informações complementares e/ou instruções, passo-a-passo, para que de forma autónoma, mas em equipas de trabalho, os alunos pudessem encontrar informações desconhecidas.
O projeto reuniu 10 parceiros europeus:
- Roménia: Setor das tecnologias da informação
- Itália: setor alimentar
- Portugal: setor da moda e têxtil
- Espanha: setor mecânico
Pretendia-se proporcionar um ambiente de aprendizagem rico, motivante e que promovesse melhores resultados no que respeita à compreensão e futura integração no mercado de trabalho.