MetaSkills4TCLF: Cooperação europeia para a melhoria das competências nas indústrias TCLF

MetaSkills4TCLF: Cooperação europeia para a melhoria das competências nas indústrias TCLF

 

Nos dias 18 e 19 de abril, entidades públicas e privadas de 11 países (BE, DE, FR, EL, IT, PL, PT, RO, SE, ES e UA) em representação das indústrias europeias do têxtil, vestuário, couro e calçado (Textile, Clothing, Leather, Footwear – TCLF), reuniram-se em Igualada, Espanha, para definirem as próximas etapas do projeto estratégico Blueprint MetaSkills4TCLF.

O projeto Metaskills4TCLF teve na sua génese os resultados do projeto Erasmus+ Blueprint Skills4Smart TCLF 2030, através do qual foi estabelecida uma rede europeia de entidades de ensino e formação profissional que promovem a excelência no ensino TCLF, que será agora reforçada com instituições de ensino superior e centros de ensino e formação profissional de outras regiões da Europa.

Na reunião, os parceiros analisaram os resultados do inquérito realizado às empresas e às entidades de educação. As 474 respostas recebidas destacaram os seguintes fatores de mudança:

  • normas e regulamentos técnicos mais rigorosos no que diz respeito ao ambiente, saúde e segurança;
  • aumento do custo da energia e das matérias-primas devido às alterações climáticas ou aos desenvolvimentos (geo)políticos;
  • adoção de processos de fabrico, tecnologias e materiais avançados;
  • mudança de comportamentos das gerações mais jovens em relação ao trabalho;
  • aumento de produtos ecológicos e sustentáveis;
  • dificuldade de atrair jovens para as posições técnicas dos TCLF.

Os parceiros reconhecem que são necessários mais alunos no ensino TCLF e já começaram a desenvolver uma campanha de comunicação, destinada a promover a atratividade do trabalho nas empresas TCLF para as gerações mais jovens. O consórcio está também empenhado em explorar as vantagens da revolução tecnológica e, em desenvolver currículos e programas de formação inovadores e atrativos que incluam recursos de realidade virtual (RV). Durante a reunião, os parceiros exploraram a integração de óculos de RV nas salas de aula para proporcionar experiências de aprendizagem imersivas. Os recursos de RV incluirão fotografias de 360°, bem como vídeos práticos, sendo também acessíveis sem a necessidade de óculos de RV.

Leia a notícia completa aqui.

Mantenha-se atualizado e descubra como pode participar nas nossas atividades ou simplesmente saiba mais, seguindo-nos no LinkedIn e no Instagram. Não se esqueça de subscrever a nossa newsletter para receber as últimas atualizações!

Notícias Relacionadas