Digital Skills Learning Centre by Academia CITEVE

O novo Digital Skills Learning Centre da Academia CITEVE promove uma nova abordagem metodológica na formação

 

O CITEVE inaugurou, no dia 16 de setembro, um centro de aprendizagem de competências digitais, que contou com o financiamento do Plano de Recuperação e Resiliência, no âmbito do projeto TEXP@CT e que vai revolucionar as metodologias de formação.

 

O evento começou com a conferência “Uma Academia onde o Futuro das Competências se transforma, Hoje”, com a presença da ‘Mara’, colaboradora virtual da Academia, a dar as boas-vindas aos cerca de 150 participantes, que se reuniram no auditório do CITEVE.

António Amorim e Braz Costa destacaram a importância das Pessoas, das Competências, da Capacitação e da Cooperação para a Competitividade do Setor têxtil e do Vestuário. Além disso, reforçaram a importância de se implementar novas abordagens de formação para dar resposta aos grandes desafios que o Setor Têxtil e do Vestuário enfrenta.

Seguiram-se as intervenções da Sónia de Melo Xavier, Comissão Europeia, Pedro Gonçalves da Euratex, Sandra Lameira da ANQEP IP, Paulo Santos da CCDR Norte, Augusto Lima do Município de Vila Nova de Famalicão e Débora Alheira da Tintex Textiles, num painel sobre as Mudanças no Setor Têxtil e do Vestuário e os seus desafios no domínio dos Recursos Humanos e suas Competências, onde se refletiu sobre a escassez de mão-de-obra, a estratégia de competências setorial, o pacto para as competências, programas de financiamento, cooperação entre agentes de educação e formação e a indústria e atração e retenção de talento.

Elsa Faria, diretora da Academia CITEVE apresentou o Digital Skills Learning Centre, revelando o potencial tecnológico, desde a nova plataforma de ensino para formação e-learning, b-learning e self learning até aos espaços físicos que incluem, uma sala de formação híbrida, uma sala tecnológica, uma sala agile que fomenta a inspiração, criação e trabalho colaborativo,  um estúdio multimédia para realização de fotografia, vídeo, webinars, podcasts e videocasts, uma régie onde se faz controlo das câmaras, sistemas de áudio, monitores interativos e demais equipamentos que possam estar em funcionamento nos diferentes espaços, bem como, o streaming, as transmissões e edição dos conteúdos  e os laboratórios de experimentação, os quais estão dotadas com os mais recentes equipamentos e softwares, assim como layouts pensados para potenciar a interação entre formador e formandos e as metodologias de formação participativas, quer estejam em regime presencial ou à distância.

Este centro de aprendizagem de competências digitais é uma nova valência da Academia CITEVE, na sua resposta aos novos desafios da inovação e da transição digital. O mesmo tem como foco preparar os atuais e futuros profissionais para a transformação impulsionada pela Indústria 4.0 e 5.0.

O centro disponibiliza tecnologias de ponta para novas formas de ensino e aprendizagem e programas de formação especializados que visam dotar os participantes de competências em áreas como a automação, inteligência artificial, design e a modelação 3D, cibersegurança e manufatura avançada, entre outras. Dotado com as tecnologias mais recentes e com uma configuração versátil, que estimula novas formas de ensino e aprendizagem.

“O Digital Skills Learning Centre vai revolucionar a forma como se dá formação, pois reforça a tónica nos formandos e acentua o recurso às mais recentes tecnologias capazes de proporcionar formação em novos modelos. A tecnologia enriquece a formação, mas o Centro traz mais do que tecnologia, traz uma nova abordagem metodológica. “, esclarece Elsa Faria.

Ao longo dos anos, a Academia CITEVE tem trabalhado na antecipação das necessidades de competências do setor, desde o plano europeu até ao plano local, sempre em colaboração com a indústria e o sistema de educação e formação. Neste sentido, é constante a procura por respostas eficazes ao nível da formação, que passam por novos conteúdos e recursos de aprendizagem, mas também, por novas formas de ensino e de desenvolvimento de competências.

Conheça o plano de formação da Academia CITEVE aqui.

Notícias Relacionadas