Arranque da Formação Avançada em Design para a Circularidade by be@t
No passado dia 4 de fevereiro teve início a inovadora Formação Avançada em Design para a Circularidade, com coordenação pedagógica do CITEVE – Centro Tecnológico das Indústrias Têxtil e do Vestuário de Portugal e coordenação científica da Universidade do Minho (UM), da Universidade da Beira Interior (UBI) e da Escola Superior de Artes e Design (ESAD).
Este programa pioneiro visa capacitar designers e outros profissionais das equipas criativas do setor têxtil e do vestuário com conhecimentos e competências essenciais para a transição para uma economia circular, promovendo o ecodesign, as práticas sustentáveis e inovadoras na criação de produtos têxteis.
A formação aborda temas estratégicos como os fundamentos da circularidade no design de moda e têxtil, os materiais e processos para a circularidade, a utilização e fim de vida para a circularidade, a rastreabilidade, certificações e rótulos ecológicos, novos modelos de negócio mais sustentáveis, metodologias e processos de design circular, alinhando-se com as metas europeias de sustentabilidade e com as necessidades emergentes da indústria.
O arranque do curso contou com 14 formandas entusiasmadas em adquirir ferramentas que potenciam a redução de desperdício e o prolongamento do ciclo de vida dos produtos.
Segundo a responsável pela Academia CITEVE, Elsa Faria, esta iniciativa reforça o compromisso de promover a sustentabilidade e a inovação na indústria têxtil nacional, capacitando profissionais para os desafios de um mercado em constante evolução e com mais consciência ambiental e social por parte dos consumidores finais.
Concluindo, a formação avançada em Design para a Circularidade irá preparar os seus formandos para serem promotores da a mudança rumo a uma economia mais circular e sustentável.