Alunos do 3.º ano da EB1 de Gavião descobrem o lado mais inovador da indústria têxtil

Alunos do 3.º ano da EB1 de Gavião descobrem o lado mais inovador da indústria têxtil

 

No âmbito do projeto METASKILLS4TCLF, que inclui um conjunto de ações pensadas para aproximar os mais jovens do setor têxtil e vestuário, realizámos, na semana passada, diversas atividades com os alunos do 3.º ano do ensino básico da EB1 de Gavião. O objetivo: mostrar que este é um setor dinâmico, tecnológico, inovador e cheio de oportunidades — capaz de inspirar e envolver desde cedo as novas gerações.

A iniciativa incluiu uma visita ao CITEVE, com passagem pelo jardim das fibras naturais e uma atividade prática em sala, onde os alunos foram convidados a vestir um desenho em 2D da figura humana criando moldes, usando tecidos e acessórios, dando asas à criatividade e ao contacto com diferentes materiais.

A experiência prosseguiu com uma visita à escola, onde apresentámos exemplos de têxteis funcionais e inteligentes, como uma bata que repele líquidos, novas fibras têxteis, um capacete com fibra de carbono, e até um braço robótico, com demonstração da sua aplicação no setor industrial. Os alunos assistiram ainda a uma experiência com hidrogénio, despertando o interesse pelas ligações entre ciência, inovação e indústria.

Estas atividades fazem parte de um pacote de trabalho do projeto METASKILLS4TCLF que visa aproximar a indústria têxtil das gerações mais jovens, reforçando o seu potencial como setor de futuro.

Notícias Relacionadas