be@t | Formação de Curta Duração

Comunicar para a Sustentabilidade e Circularidade: Marcas de Moda e Indústria Conscientes

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Formadores:

Cláudia Bermudes | ESAD

Data de Início:

15 de fevereiro de 2024

Investimento:

Gratuito

Duração:

03 horas

Modalidade:

Presencial (ESAD)

Detalhes do Curso

Destinatários

Empresári@s, Gestores, Designers, Técnicos de Sustentabilidade e de Comunicação da Indústria Têxtil e do Vestuário

Objetivos

  • Compreender a relevância da comunicação eficaz para promover a sustentabilidade na indústria têxtil e de moda;
  • Promover a Consciencialização dos Stakeholders e a aplicação dos ODS da Agenda 2030;
  • O greenwashing, e a desinformação;
  • Integrar Práticas Responsáveis na Comunicação de Marcas de Moda.

Programa

  • Os ODS e o redesenho do storytelling da Moda
    • Visão geral dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU;
    • Adaptação dos ODS para o contexto da indústria da moda;
    • Integração dos ODS na narrativa da moda e sua relação com as novas tendências de consumo;
  • Comunicar a Circularidade, do marketing à causa
    • Introdução à comunicação de sustentabilidade na indústria da moda;
    • Distinção entre abordagens de marketing convencional e de causa sustentável – a autenticidade na comunicação sustentável;
    • Novas expectativas dos consumidores conscientes.
  • O Poder do Propósito no Storytelling
    • Como a marca pode comunicar sua história e impacto através do propósito nas suas narrativas de moda, alinhadas com as novas tendências de consumo;
    • Estratégias para tornar o propósito uma narrativa autêntica e relevante para as expectativas emergentes dos consumidores;
    • Converter o Propósito em Narrativas Autênticas: as marcas ativistas;
    • Como as marcas podem se posicionar como agentes de mudança e criar um impacto positivo alinhado com as novas expectativas dos consumidores.

Coordenação Científica

Cronograma

15 de fevereiro de 2024

Horário

Das 10:00 às 13:00

Local

Instalações da ESAD

Av. Calouste Gulbenkian, 4460-268 Sra. da Hora

Data limite de Inscrições

06 de fevereiro de 2024

Informação Adicional

Os requisitos de acesso e critérios de seleção constam nos Termos e Condições apresentados nesta página.

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Formadores

Conheça a formadora desta ação de formação

Cláudia Bermudes

Apaixonada por Branding, Marketing com Propósito e Comunicação Consciente, é licenciada em Relações Internacionais e Económicas e Pós-Graduada em Gestão de Marcas.
Com mais de 20 anos nas áreas do Marketing & Comunicação, iniciou o seu trabalho no boom do e-commerce no Marketing Online (dentro do universos Sonae e Grupo RAR) , foi desenvolvendo até ao Marketing Estratégico e Comunicação na Moda, no retalho (marcas próprias e multimarcas) e indústria (de calçado e têxtil).
Dirigiu o Departamento de Marketing e Comunicação de uma marca de calçado nacional, com mais de 30 lojas em Portugal e em várias cidades europeias, trabalhando também em várias produções de Moda - shootings, desfiles, eventos de lançamentos de coleção, e várias colaborações com designers e outras personalidades.
Com forte ligação ao mundo corporativo e como elemento facilitador de desenvolvimentos alinhados com os ODS da Agenda 2030, vê as organizações como organismos vivos que ao adotarem uma nova abordagem mais cooperativa, integrativa e sistémica, em todas as suas dimensões, potenciam a sua Comunicação - interna e externa, a sua Imagem e sua Identidade, tornando-as mais conscientes e transparentes.
É atualmente Consultora Independente na área de Comunicação Integrada de Marketing de Marcas, docente na ESAD e founder da WellBeing 3.8, que atua ao nível das organizações explorando as relações entre Desenvolvimento Sustentável, o Bem-Estar, a Gestão de Pessoas e o Marketing.

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