Formação Modular Certificada

Planear e elaborar as estratégias de marketing de conteúdos | UC00278

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Formadores:

Claudia Ribeiro

Data de Início:

19 de setembro

Investimento:

Gratuito

Duração:

25 horas

Modalidade:

Presencial

Detalhes do Curso

Nível de Qualificação

Nível V

Destinatários

Adultos ativos empregados e desempregados, que, à data do início da formação, tenham idade igual ou superior a 18 anos

Pré-Requisitos

Possuir nível de habilitações equivalente ou superior ao 12.º ano de escolaridade

Realizações

  • Dispositivos tecnológicos com acesso à internet.
  • Livros técnicos, artigos disponíveis em revistas físicas e/ou digitais da especialidade.
  • Plano de marketing digital.
  • Documentação de boas práticas na elaboração do plano de marketing digital para empresas de diferentes setores /áreas de negócio.
  • Sistema de informação de apoio ao planeamento.

Conhecimentos, Aptidões e Atitudes

Conhecimentos
  • Marketing de conteúdos – definição e importância.
  • Objetivos do marketing de conteúdos – gerar mais tráfego, gerar mais leads, aumentar a notoriedade da marca, baixar custos de aquisição de clientes
  • Publicidade vs. marketing de conteúdos.
  • Estratégia de conteúdo – identificação do público-alvo, palavras-chave relevantes, objetivos do conteúdo, técnicas de criação de conteúdos criativos, alinhamento dos conteúdos com o público-alvo, escrita persuasiva e storytelling.
  • Planeamento estratégico de conteúdos – gestão de conteúdo a longo prazo, calendário editorial, frequência e consistência da publicação, atualização dos conteúdos.
  • Criação da Persona no Marketing de Conteúdo.
  • Comunicação digital – definição.
  • Conteúdos multimédia – imagens, vídeos, infográficos.
  • Conteúdos textuais – blogs, e-books, newsletters, e posts em redes sociais.
  • Produção de conteúdos visuais – fotografia digital, produção de vídeo, design de interfaces.
  • Produção de conteúdos textuais – redação para web, copywriting
  • Otimização de conteúdo para SEO – uso estratégico de palavra-chave.
  • Canais de distribuição de conteúdo (redes sociais, blogs, email, e-book).
  • Promoção paga vs orgânica.
  • Engajamento com o público-alvo (comentários, feedback).
  • Tendências e inovação no marketing de conteúdos – vídeo marketing, podcasts, inteligência artificial.
Aptidões
  • Definir o objetivo do marketing de conteúdos.
  • Identificar o interesse de conteúdos do público-alvo.
  • Definir o calendário de elaboração de conteúdos.
  • Recolher informação relevante para a produção de conteúdos.
  • Criar várias personas para marketing de conteúdo.
  • Definir o tipo de conteúdo a criar.
  • Elaborar conteúdos relevantes para o público-alvo.
  • Selecionar os diferentes canais de comunicação digital a serem utilizados pela empresa.
  • Adaptar os conteúdos aos diferentes canais de comunicação digital.
  • Atualizar os conteúdos publicados.
Atitudes
  • Responsabilidade pelas suas ações e pelas de terceiros.
  • Autonomia no âmbito das suas funções.
  • Iniciativa.
  • Proatividade.
  • Escuta ativa.
  • Sentido criativo.
  • Autoconfiança.
  • Automotivação.
  • Flexibilidade e adaptabilidade.
  • Sentido crítico.
  • Sentido de organização.
  • Emprenho e persistência na resolução de problemas.

Critérios de desempenho

Planear e elaborar as estratégias de marketing de conteúdos
  • Recolhendo e analisando informação relativamente aos principais interesses do público-alvo.
  • Definindo as etapas de criação de conteúdos
  • Aplicando critérios de produção de conteúdos relevantes e adequados às necessidades ao mercado digital e ao público-alvo..
  • Selecionando os canais de comunicação digital mais adequados os conteúdos produzidos.

Cronograma

Setembro: 19,
Outubro: 03, 17, 31,
Novembro: 14, 28

Horário

Das 19:00 às 13:00

Local

Instalações do CITEVE em Vila Nova de Famalicão

Data limite de Inscrições

12 de setembro

Informação Adicional

Os requisitos de acesso e critérios de seleção constam nos Termos e Condições apresentados nesta página.

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Formadora

Conheça a formadora desta ação de formação

Cláudia Ribeiro

Especialista em Marketing Digital, colabora com diversas organizações na definição estratégica e implementação de ações digitais. Nos últimos anos destacam-se trabalhos desenvolvidos nas áreas da consultoria estratégica, gestão de redes sociais (criação de conteúdos), tráfego pago (anúncios online) e e-mail marketing (desenvolvimento de campanhas de e-mail e fluxos de automações).

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