
be@t | Formação Executiva
Purpose Driven Business para o STV (2.ª Ação)
Formadores:
Data de Início:
Investimento:
Duração:
Modalidade:
Detalhes do Curso
Sinopse
O Purpose Driven Business para o STV é um curso online intensivo e muito prático onde os alunos contactam com os conceitos de Purpose (Propósito Organizacional), Negócios e Liderança Responsável, Sustentabilidade, Desenvolvimento Sustentável, Marcas e Consumo Responsável.
É um curso vocacionado para órgãos de gestão que querem orientar o seu negócio para um Purpose Driven Business e perceber como esta mudança pode ser fonte de vantagem competitiva e de criação de valor, não só para os shareholders e donos das empresas, mas também para todos os stakeholders.
Ser um Responsible Business é uma macrotendência crescente na realidade do tecido empresarial que integra as preocupações sociais e ambientais na definição das estratégias de negócio das empresas. Neste sentido, pressupõe que uma gestão próspera e equilibrada de todos os stakeholders – comunidades locais, colaboradores, fornecedores, órgãos de gestão, clientes etc. – levará à próxima fonte de vantagem competitiva para as empresas. Por sua vez, o seu “business case for action” (criação de valor económico) torna-se cada vez mais evidente.
Neste curso, os alunos poderão entender estas tendências e desenvolver um Plano de Implementação de Purpose para as suas empresas com acesso a conteúdos programáticos, casos práticos, ferramentas e exercícios direcionados para os seus desafios com vista a uma gestão sustentável.
Destinatários
Empresári@s e Gestores das Indústrias Têxtil e do Vestuário
Objetivos
- Compreender o conceito de negócio responsável e sustentabilidade e porque são, cada vez mais, imperativos de gestão e de formação de vantagem competitiva no mercado;
- Compreender o conceito de Purpose (Propósito Organizacional) no meio corporativo e a sua importância na gestão de modelos de negócio e liderança responsáveis.
- Identificar as componentes de Purpose enquanto e o seu framework de implementação nas estratégias de negócio das empresas.
- Analisar o conceito de Purpose como critério de decisão na gestão de marcas e consumo responsável.
- Saber como incorporar a sustentabilidade na estratégia da empresa/ marca criando uma vantagem competitiva.
Programa
- Enquadramento do Purpose (Propósito Organizacional) no âmbito dos Negócios, partindo dos conceitos de Negócio Responsável, Sustentabilidade, Desenvolvimento Sustentável, Marcas e Consumo Responsável.
- Identificação de “businesses cases for action” e desenvolvimento de plano de implementação de Purpose na definição das estratégias de negócio das empresas tendo em conta a cadeia de valor e os diferentes stakeholders envolvidos.
- Análise de casos práticos de empresas/ marcas que integraram o Purpose e a Sustentabilidade enquanto estratégia de negócio e liderança responsável.
Trabalho Individual
De forma voluntária, os participantes poderão desenvolver um exercício ao longo do curso que lhes permita terminar com um Plano de Implementação de Purpose.
Poderão ter feedback dos docentes acerca deste exercício ao longo das aulas, em momentos alocados ao esclarecimento de dúvidas.
Coordenação Científica
Nuno Moreira da Cruz | Universidade Católica Portuguesa – Católica Lisbon School of Business & Economics
Cronograma
30 de outubro
08*, 13, 15*, 20, 25* e 27 de novembro de 2024
Horário
Das 14:30 às 16:00; * Das 14:30 às 15:30
Local
On-line
Data limite de Inscrições
22 de outubro de 2024
Informação Adicional
Os requisitos de acesso e critérios de seleção constam nos Termos e Condições apresentados nesta página.
