be@t | Formação Executiva

Purpose Driven Business para o STV

Quero Inscrever-me!
Formadores:

Filipa Pires de Almeida

Data de Início:

30 de outubro de 2024

Investimento:

Gratuito

Duração:

09 horas

Modalidade:

On-line

Detalhes do Curso

Sinopse

Purpose Driven Business para o STV é um curso online intensivo e muito prático onde os alunos contactam com os conceitos de Purpose (Propósito Organizacional), Negócios e Liderança Responsável, Sustentabilidade, Desenvolvimento Sustentável, Marcas e Consumo Responsável.

É um curso vocacionado para órgãos de gestão que querem orientar o seu negócio para um Purpose Driven Business e perceber como esta mudança pode ser fonte de vantagem competitiva e de criação de valor, não só para os shareholders e donos das empresas, mas também para todos os stakeholders.

Ser um Responsible Business é uma macrotendência crescente na realidade do tecido empresarial que integra as preocupações sociais e ambientais na definição das estratégias de negócio das empresas. Neste sentido, pressupõe que uma gestão próspera e equilibrada de todos os stakeholders – comunidades locais, colaboradores, fornecedores, órgãos de gestão, clientes etc. – levará à próxima fonte de vantagem competitiva para as empresas. Por sua vez, o seu “business case for action” (criação de valor económico) torna-se cada vez mais evidente.

Neste curso, os alunos poderão entender estas tendências e desenvolver um Plano de Implementação de Purpose para as suas empresas com acesso a conteúdos programáticos, casos práticos, ferramentas e exercícios direcionados para os seus desafios com vista a uma gestão sustentável.

Destinatários

Empresári@s e Gestores das Indústrias Têxtil e do Vestuário

Objetivos

  • Compreender o conceito de negócio responsável e sustentabilidade e porque são, cada vez mais, imperativos de gestão e de formação de vantagem competitiva no mercado;
  • Compreender o conceito de Purpose (Propósito Organizacional) no meio corporativo e a sua importância na gestão de modelos de negócio e liderança responsáveis.
  • Identificar as componentes de Purpose enquanto e o seu framework de implementação nas estratégias de negócio das empresas.
  • Analisar o conceito de Purpose como critério de decisão na gestão de marcas e consumo responsável.
  • Saber como incorporar a sustentabilidade na estratégia da empresa/ marca criando uma vantagem competitiva.

Programa

  • Enquadramento do Purpose (Propósito Organizacional) no âmbito dos Negócios, partindo dos conceitos de Negócio Responsável, Sustentabilidade, Desenvolvimento Sustentável, Marcas e Consumo Responsável.
  • Identificação de “businesses cases for action” e desenvolvimento de plano de implementação de Purpose na definição das estratégias de negócio das empresas tendo em conta a cadeia de valor e os diferentes stakeholders envolvidos.
  • Análise de casos práticos de empresas/ marcas que integraram o Purpose e a Sustentabilidade enquanto estratégia de negócio e liderança responsável.

Trabalho Individual

De forma voluntária, os participantes poderão desenvolver um exercício ao longo do curso que lhes permita terminar com um Plano de Implementação de Purpose.

Poderão ter feedback dos docentes acerca deste exercício ao longo das aulas, em momentos alocados ao esclarecimento de dúvidas.

Coordenação Científica

Nuno Moreira da Cruz | Universidade Católica Portuguesa – Católica Lisbon School of Business & Economics

Cronograma

30 de outubro

08*, 13, 15*, 20, 25* e 27 de novembro de 2024

Horário

Das 14:30 às 16:00; * Das 14:30 às 15:30

Local

On-line

Data limite de Inscrições

21 de outubro de 2024

Informação Adicional

Os requisitos de acesso e critérios de seleção constam nos Termos e Condições apresentados nesta página.

logo_fin_be@t

Receba todas as informações do projeto be@t – bioeconomy at textiles

Formadores

Conheça a formadora desta ação de formação

Filipa Pires de Almeida

Deputy Director do CRB (Center for Responsible Business and Leadership) na CATÓLICA-LISBON, e investiga na área de estratégia e negócios internacionais, nomeadamente como as empresas devem abraçar estratégias sustentáveis para desenvolverem vantagem competitiva, com foco nos ODS.

Professora nos tópicos de sustentabilidade e estratégia (licenciatura, mestrado e formação executiva) e está a desenvolver o seu Doutoramento na Rotterdam School of Management em Estratégia e Sustentabilidade focada nos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável como vantagem estratégica para as empresas. Filipa é licenciada em Economia, possui mestrado em Gestão, Estratégia e Empreendedorismo, e completou em 2019 o curso executivo Shared Value na Harvard Business School com os professores Michael Porter e Mark Kramer.

Foi formadora e mentora de negócios sociais, tendo sido Community Manager e Business Developer na IES-Social Business School. Desempenhou funções como Conselheira de Política Económica e Monetária no Parlamento Europeu, tendo ainda exercido atividade profissional na Deloitte Consulting.

Segue-nos na tua rede favorita