Formações Modulares Certificadas

0488 – Vitrinismo – Enquadramento e Evolução

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Formadores:

Francisca Laviada

Data de Início:

26 de maio de 2021

Investimento:

Gratuito

Duração:

25 horas

Modalidade:

On-line

Detalhes do Curso

Objetivos

“Reconhecer e identificar o contributo da história da arte no âmbito do vitrinismo.
Reconhecer e identificar o contributo da moda no âmbito do vitrinismo.
Reconhecer e identificar o contributo do design no âmbito do vitrinismo.
Caracterizar o vitrinismo através de uma análise diacrónica.”

Conteúdos

Vitrinismo – conceito e contributo da história da arte

      Conceito de vitrinismo e objectivos

       Séculos XVII e XVIII

          Barroco e Rococó

          Espectáculo da celebração do poder; volumetria; luz e sombra na igreja barroca; novos temas escultóricos e o arranjo teatral da composição; espetáculos de ballet na corte de Louis XV; arquiteturas efémeras da corte de D. João V

        Século XIX

           Grandes exposições

            Espaços e conceitos expositivos em Londres, (1851), Paris (1900) e Lisboa (1998). Museus – espaços e conceitos expositivos

       Século XX

            Cidades europeias na transição do séc. XIX para o séc. XX

             Novas artes do espaço e do movimento

             Contribuição do automóvel para a dinâmica da cidade

Vitrinismo – contributo da moda

     Anos 60

          Propostas de Mary Quant; conceito de boutique como ponto de venda dedicado a um mercado-alvo muito jovem; cultura decorrente da música dos Beatles e do Yellow Submarine; vanguardas italianas; instalações e performances; materiais alternativos; estética do plástico; C. Dior, P.Cardin e Y.S.Laurent

      Anos 70

           Moda de rua; consumidor urbano, consumo de massas e segmentação de mercado

            Loja “A Maçã” e o trabalho pioneiro de Ana Salazar. A Moda Lisboa. Loja Branca de Manuela Gonçalves e Loja da Atalaia de Manuel Reis

            Os estilistas – Gaultier, Lafgerfeld e Galliano

Vitrinismo – contributo do design

       Anos 60

           Publicidade e sociedade de consumo – efemeridade como conceito

           Andy Warhol – pop e pop art; dimensões popular e cinética dos objectos

           Design na melhoria dos serviços coletivos – meios de transportes e sinalizações

        Anos 70

           Tecnologia e informação ao serviço do consumidor

            A revolução do artesanato nos EUA, Inglaterra, Holanda e Alemanha

            Etorre Sottsass e a Olivetti; Archizoom Associatti e Non-Stop City; Achille Castiglioni, Victor Papaneck (“Design for the real world”). Roberto Venturi (“News fromL.A.”)

        Música punk e ligações ao mundo do design

Formadores

Os formadores desta ação de formação.

Francisca Laviada

Francisca Laviada, com formação especializada na área de Design Têxtil, Vitrinismo e Visual Merchandising.

Foi responsável pelo gabinete de desenho numa grande empresa de Têxteis Lar onde iniciou a elaboração de vários projetos de Vitrinismo e Visual Merchandising.

Desde 1993 participa na decoração de stands de empresas, showrooms e lojas.

A partir de 2010 assumiu o papel de Presidente do júri em várias entidades responsáveis pela avaliação de montras temáticas, nos concelhos de Braga, Barcelos e Guimarães.

Desde 1995  é formadora e consultora em projetos de formação-ação, nas áreas de Vitrinismo, Visual Merchandising e Neuromarketing.

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