Projetos Europeus

FAC TIVE

Projeto

O projeto FACTIVE é cofinanciado pelo programa ERASMUS+ da Comissão Europeia ao abrigo das Parcerias Estratégicas para a Formação e o Ensino Profissional. O projeto iniciou em outubro de 2020 e termina em setembro de 2022.

O sector Têxtil e o Vestuário é um dos mais importantes sectores de atividade na Europa e foi severamente afetado por crises e processos de reestruturação. A indústria têxtil é tradicional na Europa. Apresenta uma história secular e uma oferta de produtos inovadores e de alta qualidade.

O desenvolvimento das competências e aptidões necessárias para a mão-de-obra existente e a atracão de jovens experts qualificados tornou-se uma prioridade para as empresas. A indústria têxtil está numa necessidade premente de recursos humanos, porque grande parte da sua força de trabalho (cerca de 40%) deverá reformar-se nos próximos anos, e não é atrativa para os mais jovens. Os trabalhadores desta indústria precisam de reforçar a sua aprendizagem ao longo da vida para estar preparados para os desafios da competitividade.

Quer da parte dos jovens, quer da parte dos trabalhadores mais experientes, a autonomia e a atitude proativa na aprendizagem é muito importante para o seu sucesso profissional e também para a criação de valor acrescentado para as empresas.

O projeto FACTIVE – Flipped classroom training Approach for Clothing and Textile Innovative VET Education surgiu para fazer face a tais desafios e pretende:

– melhorar a qualidade e a relevância da oferta formativa na área Têxtil e Vestuário, desenvolvendo uma abordagem de aprendizagem inovadora baseada na metodologia flipped classroom – “sala de aula invertida”, com reforço dos métodos de formação ativos;

– melhorar competências nomeadamente ao nível do empreendedorismo, da inovação não tecnológica e da internacionalização;

– promover a adoção de práticas inovadoras, através da utilização de ferramentas de aprendizagem abertas e flexíveis.

Partindo das boas práticas já em uso na Europa e de uma análise exaustiva das necessidades das empresas no que diz respeito à inovação não tecnológica e às competências de internacionalização, a parceria integrará o Curso Massivo Aberto Online (MOOC) TECLO com novos conteúdos e desenvolverá uma Metodologia Flipped classroom a ser utilizada pelos profissionais do Ensino e Formação Profissional (EFP) no Sector Têxtil e Vestuário.

Principais atividades do projeto:

– Desenvolvimento de uma nova abordagem de aprendizagem flexível, integrada e inovadora para os formadores de EFP, baseada na metodologia Flipped  classroom, a fim de ultrapassar os limites das abordagens tradicionais e demasiado teóricas de ensino e formação;

– Integração do TECLO MOOC com novos conteúdos, com base em situações reais de trabalho definidas com a colaboração de empresas europeias do Sector Têxtil e Vestuário;

– Validação da abordagem FACTIVE pelos parceiros do projeto;

– Teste/Pilotagem da abordagem FACTIVE pelos stakeholders;

– Desenvolvimento de um Manual para professores e formadores de EFP contendo diretrizes sobre como utilizar o Kit de Ferramentas de Formação e como avaliar os resultados da aprendizagem.

– Dinamização de uma Comunidade de práticas para formadores e prestadores de EFP;

Parceiros:

COORDENADOR :: CITEVE – Centro Tecnológico das Indústrias Têxtil e do Vestuário de Portugal

P1 :: MODATEX – Centro de Formação Profissional da Indústria Têxtil, Vestuário, Confecção e Lanifícios

P2 :: STEP – Institut, zavod za psihologijo dela in podjetnistvo

P3 :: Link Campus University

P4 :: CIAPE – Centro Italiano per L’apprendimento Permanente

P5 :: Institut de Terrassa

P6 :: IVOC – Instituut Voor Vorming en Onderzoek in de Confectie – Institut Pour la Recherche et L’enseignement dans la Confection

P7 :: Creative Thinking Development

P8 :: Associacio Agrupacio D’empreses Innovadores Textils

Contactos
...

Alexandra Cardoso

Coordenação do Projeto
Ligações Úteis
Parceiros
https://www.citeve.pt

Projeto financiado com o apoio da Comissão Europeia. A informação contida nesta publicação (comunicação) vincula exclusivamente o autor, não sendo a Comissão responsável pela utilização que dela possa ser feita.