Projetos Europeus

META SKILLS4TCLF

Projeto

As indústrias têxteis, vestuário, couro e calçado (TCLF – Textile, Clothing, Leather, Footwear) na Europa, apresentaram um volume de negócios anual de 195 mil milhões de euros em 2019, estão presentes na maioria dos Estados-Membros da UE, empregam 2 milhões de trabalhadores em 220 600 empresas, das quais mais de 99 % são PME. Os números do emprego estabilizaram, em grande medida, a partir de 2014, com uma ligeira variação entre 2020-2022 devido ao impacto da COVID-19. Não obstante a profunda transformação na última década, com investimentos significativos na promoção de práticas sustentáveis e circulares, estas indústrias carecem de informação e recursos para utilizar soluções otimizadas para alcançar o objetivo de neutralidade climática em 2050.

Por outro lado, a Europa está a embarcar numa rápida transformação digital. A 10 de Março de 2020, a Comissão estabeleceu as bases para uma estratégia industrial que assenta na dupla transição para uma economia verde e digital, com o objetivo de reforçar a autonomia estratégica e tornar as indústrias da UE mais competitivas a nível mundial.

O projeto, Skills4Smart TCLF Industries 2030, que decorreu entre janeiro de 2018 e junho de 2022 constituiu o primeiro passo para uma nova comunidade dinâmica e sustentável de atores privados e públicos empenhados em apoiar o desenvolvimento de competências e oportunidades de emprego no setor TCLF.

A Agenda de Competências para a Europa, publicada pela CE em julho de 2020, muito orientada para a requalificação e a melhoria das competências, em consonância com os principais fatores de mudança na indústria e nos mercados finais – ecológicos e digitais – motivou as organizações a lançarem Pactos de Competências setoriais a nível da UE.

Neste sentido, em dezembro de 2021, foi lançado o Pacto de Competências TCLF, com o objetivo de mobilizar e incentivar todas as partes interessadas a tomar medidas concretas para a melhoria de competências e da requalificação da força de trabalho, respondendo às novas tendências de evolução ao nível das competências digitais e verdes, assim como o envelhecimento da força de trabalho.

Este foi o impulso para o desenvolvimento do projeto METASKILLS4TCLF – Alliance for Cooperation on Digital and Circular Economy Skills for the TCLF sector across Europe como resposta às lacunas de competências no mercado de trabalho a curto e longo prazo, que dificulta o crescimento digital e verde, a inovação, a inclusão e a competitividade dos setores TCLF.

A nova proposta METASKILLS4TCLF é sólida e ambiciosa, composta por 21 parceiros e 4 entidades afiliadas, para responder a todos os objetivos das Alianças para a Cooperação Setorial em matéria de competências, interceta os pilares PACT4SKILLS TCLF e fomenta o compromisso em consolidar e atualizar parte dos resultados do projeto Skills4Smart TCLF Industries 2030, nomeadamente a Estratégia de competências nacional e europeia e os 8 Perfis de qualificação apresentando um âmbito mais alargado, antecipando e respondendo a novas lacunas de competências com recursos educativos multinível e metodologias inovadoras, envolvendo novos atores na cooperação entre o TCLF e o mundo do trabalho, com o objetivo de aumentar a atratividade e a inclusão.

Os resultados a alcançar são:

  • Criação de 3 novas Estratégias de competências nacionais e atualização das 8 Estratégias nacionais desenvolvidas no projeto Skills4Smart TCLF Industries 2030
  • Previsão e Monitorização das Necessidades Emergentes de Competências no setor TCLF
  • Formação modular “Inside Fashion” num total de 2 currículos para o ensino superior, 2 currículos para o nível EQF 4-5, 2 currículos para o EQF 3-4, alusivos à economia circular para a indústria da moda, todos testados em sessões piloto.
  • Criação de formação modular em realidade aumentada e ferramentas de aprendizagem inovadoras
  • Campus Europeu de Realidade Virtual
  • Formação de formadores para reforçar a oferta de competências
  • Campanha de sensibilização para a atratividade das indústrias TCLF e criação de ferramentas de apoio às empresas para a captação de novos talentos para o setor.

 

Duração do Projeto:

setembro de 2023 a agosto de 2027

 

Parceiros:

COORDENADOR  ::  CTCP – Centro Tecnológico do Calçado de Portugal, PT

P1  ::  Confederation Europeenne de L’industrie de la Chaussure ASBL, BE

P2  ::  Confederation des Associations Nationales de Tanneurs et de Megissiersde la Communaute Europeenne, FR

P3  ::  European Apparel and Textile Confederation AISBL, BE

P4   ::  Politecnico Calzaturiero SCARL, IT

P5  ::  PIN soc.cons. A r.l. – Servizi Didattici e Scientifici per l Universita di Firenze, IT

P6  ::  CITEVE – Centro Tecnológico das Indústrias Têxtil e do Vestuário de Portugal, PT

P7   ::  SPIN 360 SRL, IT

P8  ::  Instituto Tecnologico del Calzado y Conexas, ES

P9  ::  Universidad de Lleida, ES

P10  ::  Consellería de Educación, Cultura y Deporte, ES

P11  ::  Universitatea Tehnica Gheorghe Asachi Din Iasi, RO

P12  ::  Centrul National de Dezvoltare a Invatamantului Profesional si Tehnic, RO

P13  ::  Pruf-und Forschungsinstitut Pirmasens EV, DE

P14  ::  Filk Freiberg Institute GGMBH, DE

P15  ::  Hellenic Clothing Industry Association, EL

P16  ::  Confindustria Moda – Federazione Italiana Moda e Accessorio, IT

P17  ::  Institut Textile et Chimique de Lyon, FR

P18  ::  Boras Kommun, SE

P19  ::  Ukrainian Association of Light Industry “Ukrlegprom”, UA

P20  ::  SIEC Badawcza Lukasiewicz – Lodzki instytut Technologiczny, PL

P21  ::  Comune di Prato, IT

P22  ::  Regione Toscana, IT

P23  ::  Industriall European Trade Union Association de Fait, BE

P24  ::  CFZ Cobots sl, ES

P25  ::  Agencia per a la Competitivitat de la Empresa, ES

 

Entidades afiliadas:

Assoc. Port. Industriais Calçado Componentes Artigos Pele e seus Sucedâneos, PT

Universita Degli Studi di Firenze, IT

Associação Têxtil e Vestuário de Portugal, PT

Associacio Leather Cluster Barcelona, ES

Contactos
...

Alexandra Cardoso

Gestora Nacional
Ligações Úteis

Projeto financiado com o apoio da Comissão Europeia. A informação contida nesta publicação (comunicação) vincula exclusivamente o autor, não sendo a Comissão responsável pela utilização que dela possa ser feita.